Faz estes discos desmaquilhantes renováveis em casa


Reduzir a quantidade de itens descartáveis ​​e de uso único, tem sido algo que tenho pensado muito. Por isso tenho tentado fazer algumas mudanças para produtos que sejam duráveis, reutilizáveis ​​e, de preferência, biodegradáveis ​​ou recicláveis. 

Uma coisa que eu uso sempre e que nunca me tinha apercebido, são os discos de algodão para usos cosméticos, como a remoção de maquilhagem e aplicação de tónico. Durante muito tempo, usei um ou dois discos de algodão para remover toda a minha maquilhagem e,  recentemente, procurei maneiras de eliminar completamente este desperdicio da minha rotina de cuidados com a pele.
 
Comecei a alternar a água micelar com o uso de um bálsamo ou óleo de limpeza, que aplico no meu rosto e emulsiono com água. Também tenho uma toalha desmaquilhante de microfibra que tento usar com alguma frequência.

Todos estes métodos funcionam bem, mas quando se trata de velocidade e conveniência, embeber algodão em água micelar, acaba por ser mais fácil e prático de usar. Por isso optei por experimentar fazer discos em algodão reutilizáveis, pois apenas precisam de ir máquina de lavar e estão prontos a usar, vezes sem conta. 

Também se podem comprar este tipo de discos reutilizáveis, em algumas lojas de produtos naturais ou on-line, mas eles são realmente fáceis de fazer. Eu reutilizei uma fronha de almofada de dormir já antiga, a quem dei uma segunda vida útil. É uma maneira perfeita de usar algo que seria desperdiçado e economizar um pouco de dinheiro na compra de tecido novo!

Discos desmaquilhantes renováveis


1. Lave, seque e passe o tecido a ferro. 

2. Desenhe a forma pretendia num pedaço de papel e corte com uma tesoura. 

3. Faça isto até ter duas peças recortadas para cada disco de algodão. Fiz 20 discos, então tive que cortar 40 peças de tecido.

4. Alinhe uma peça em cima da outra e prenda com um alfinete.

5. Se tiver uma maquina de costura, una as duas partes usando um ponto em zigue-zague. Quem não tem maquina de costura, pode unir as peças usando este tutorial.
 
Apare todos os fios soltos e já está!

 
 
 

4 comentários:

  1. Se a pessoa não tiver jeito para a costura ou não tiver máquina de lavar pode comprá-los online ;) Fica a dica para as pessoas menos prendadas como eu.

    Beijinhos e excelente post.

    ResponderEliminar
  2. E não são nada caros. Se todos fizermos um pequenos esforço conseguimos salvar o ambiente do plásticos e outros desperdícios.

    ResponderEliminar
  3. São realmente um espectaculo e ainda nos fazem poupar dinheiro :)
    Recomendo muito estes: https://greenvibe.pt/loja/higiene/quadrados-desmaquilhantes/quadrados-desmaquilhantes/

    ResponderEliminar