Como preparar o café na cafeteira italiana


Quem não gosta de beber uma chávena, bem quente de café? Para quem opta por beber café em casa, em vez das coffee shops da moda, não é obrigatório ter uma máquina de café xpto. Antes das máquinas automáticas de café expresso, que actualmente se encontram por todo o lado, já existia tudo um mundo, acessível e tradicional dedicado ao café. 

É verdade que não é, exactamente a mesma coisa que um café expresso de máquina, mas a cafeteira tem aquele charme, o sabor é  especial, elegante e é tão eficiente na sua simplicidade.

O café é feito usando a pressão natural do vapor que força a água a sair através de um filtro. A cafeteira tem água na câmara inferior e o café, finamente, moído é colocado num filtro que fica directamente acima da água. Uma vez colocado no calor, cria-se o vapor, forçando a água através do filtro e assim nasce o café de cafeteira, que normalmente é um café forte.

Prefiro comprar o meu café, a peso, em lojas da especialidade, apoiando o comércio local. Ir à loja do café é toda uma experiência sensorial. O cheiro intenso a café, as conversas e conhecer os métodos dos antigos, é o que mais gosto. Apesar de ser possível moer o café na loja na hora da compra, gosto de trazer também em grão e moer o meu café em casa. 

Prontos para começar a, adorar, fazer café de cafeteira?



Café na Cafeteira Italiana

Café em grão ou moído
Moedor de café
Cafeteira
Água
Fogão

1. Começo por encher a câmara inferior da cafeteira com água fria até chegar abaixo da válvula - a válvula é uma pequena saliência, que se encontra na lateral da câmara inferior da cafeteira. O excesso de água vai acumular o café e afectar o sabor, então será bom não usar água a mais.

2. Os grãos de café devem ser moídos  numa consistência fina, mas não deve ser demasiado moído, pois pode obstruir o equipamento - podem optar pelo café pré-moído na loja, escolhendo a moagem especifica para este fim.

3. Coloco o funil e encho com café. Não se deve apertar/calcar o café e é importante verificar que não há café nas bordas do funil e no compartimento de baixo. Aperto firmemente a parte superior da cafeteira na base.

4. O tamanho do bico do fogão onde vai a cafeteira, deve ser, o mais possível, do mesmo tamanho que a parte inferior do aparelho. No fogão a gás, a chama não deverá ser maior do que o fundo da cafeteira.

5. Vai ao calor até que a água ferva e o café comece a sair do poste do centro. Isto é feito sem pressas - para extrair o sabor completo do café, o lume deve estar brando para a cafeteira aquecer lentamente. Se a chama estiver muito alta, o café pode ficar queimado.

6. Aguarda pelo som que a cafeteira vai emitir durante este processo, sinalizando a hora de desligar o lume. Quando a parte superior estiver cheia de café, retirar do fogão. Uma espuma castanha avelã aparece alguns segundos antes do café estar completamente feito.

Servir o café numa chávena ou copo e ta-dam! É maravilhoso!


Em tempos trabalhei como barista e talvez por isso goste de um café bem feito. Na altura aprendi muitas coisas giras sobre o café e a fazer algumas bebidas, pirosas, mas deliciosas como o moka latte, por exemplo.

Para fazer um moka latte, usando café da cafeteira, aqueço um pouco de leite num púcaro de aço inoxidável até que ele ferva e depois crio espuma usando um batedor de leite, próprio para fazer espuma, como este aqui. Deito a espuma de leite sobre o café expresso e voilá, sai um moka latte!

Sem comentários:

Enviar um comentário