Rotina de noite com The Ordinary


Algumas semanas atrás, falei sobre a rotina matinal de pele, que uso para manter a pele protegida ao longo do dia. Se durante o dia a ideia é proteger, à noite queremos reparar e reconstruir.

Ao final do dia, acreditem, é igualmente importante fazer um investimento extra no cuidado da nossa pele, se queremos manter uma aparência cuidada. Por isso não me canso de relembrar, que deitar sem remover a maquilhagem é um NÃO bem redondo e que apesar de parecer excessivo, alguns simples passos podem fazer toda a diferença a longo prazo.

Depois de um dia de trabalho, chegar a casa, vestir uma roupa confortável, escovar o cabelo e limpar e hidratar o rosto, são rituais que me acalmam e ajudam a desacelerar da azáfama do dia.  

Limpeza Dupla

Começar por remover todos os resíduos do rosto, antes de colocar qualquer tratamento é o primeiro passo e o mais importante. Todos os dias, limpo a pele do rosto, mesmo quando não estou com maquilhagem, usando água micelar e discos de algodão, ou compressas não-tecido nos dias em que a pele está mais sensível. Costumo rodar entre a água micelar da Bioderma da gama Sensibio e a água micelar Skin Active da Garnier para peles sensíveis, dependendo da maquilhagem que esteja a usar e do nível de sensibilidade da minha pele naquele dia.

Depois ainda passo o rosto por água tépida com uma gota de gel de limpeza facial. No último ano tenho usado o Gel Moussant da Bioderma, non-stop, que é óptimo. Recentemente comecei a usar o gel de limpeza facial low-cost da Green Pharmacy de Aloe Vera e para já funciona igualmente bem. Sinto que seca um bocadinho mais a pele, do que o da Bioderma, mas nada de especial. Para o preço e composição, está óptimo.



Hidratar / Tratar

Depois da limpeza, gosto de usar um tónico - adoro o Lotion Douce Tonifiante Extra Comfort da Clarins- uma bruma facial ou uma água termal.
Quem me segue no instagram já deve ter reparado que voltei a fazer a minha Bruma facial hidratante de Água de Rosas. Usei esta receita mas desta vez juntei gel de Aloe Vera em vez de óleo e acho que resulta ainda melhor.

Para fazer esta bruma usei:

1 chávena de água de rosas
1 colher de chá de gel de aloe vera
2 colheres de chá glicerina vegetal
1 chávena de água

Depois de borrifar bem o rosto com a bruma facial, passo para a rotina de hidratação e tratamento. Nos últimos cinco meses estou a fazer uma rotina simples só com produtos da The Ordinary.

THE ORDINARY  - ROTINA ANTI-ENVELHECIMENTO DE NOITE

[ PELE SENSÍVEL, COM HIPER PIGMENTAÇÃO ]

Começo por aplicar umas gotas do meu queridinho, Sérum Buffet. Não me canso de falar dele e desde que o comecei a usar há cerca de um ano, já voltei a comprá-lo várias vezes, o que bom sinal. Tal como já falei aqui, este sérum funciona como um tratamento anti-envelhecimento multi tarefas, que ajuda a atenuar, gradualmente, vários sinais de envelhecimento, como linhas finas de expressaão e algumas ruas, melhora a textura da pele, hidrata e ilumina. Aplico algumas gotas por todo o rosto, com ligeiras pancadinhas e deixo a pele absorver antes de colocar o produto seguinte. Sinto a pele muito mais hidratada e elástica desde que uso este sérum.

Depois aplico Sérum Alfa Arbutina al 2% + Ácido Hialurónicolocalmente nas manchas e zonas maior hiperpigmentação do rosto (tem uma consistência pegajosa e por esse motivo não gosto de aplicar muita quantidade). A alpha arbutina é um derivado de hidroquinona, e é usado para reduzir e despigmentar a aparência das manchas escuras na pele, dado que minimiza a produção de melanina. Também é um sérum à base de água e por isso tem funcionado lindamente a seguir ao Buffet. Após cerca de 5 meses de uso continuo, noto que tem atenuado algumas das minhas manchas, mas, para já, de uma forma muito leve. Uso mais na altura do Inverno e prefiro usar à noite, porque é um produto fotossensível.

Para finalizar estou a usar o creme de rosto hidratante Magnesium Ascorbyl Phosphate 10%.  De acordo com a marca, o ingrediente principal, Magnesium Ascorbyl Phosphate (MAP),  é um derivado de vitamina C, solúvel em água que ajuda com os sinais de idade, estimula a produção de colágeno e promove uma melhor textura da pele. A marca recomenda-o para quem procura um hidratante anti-envelhecimento, para uma pele sensível e com manchas uma vez que ele tem os benefícios do ácido L-ascórbico regular, mas sem os efeitos colaterais que por vezes outras formas de vitamina C podem provocar (vermelhidão, sensação de queimação, esfoliação da pele, etc.). É menos invasivo mas mais gentil para a pele.

É um creme hidratante, leve, i.e. para uma pele muito seca/desidratada pode não ser suficiente. Na minha pele, que tem "vida própria", depende muito do dia, mas normalmente aplico uma noz generosa de creme por todo o rosto. Noto a minha pele do rosto, ligeiramente mais uniforme e com uma textura mais lisa, mas nada de transcendente. Acredito que com o uso continuo, as mudanças possam sejam mais visíveis, mas o que importa mesmo referir é que não provocou qualquer reacção estranha, na minha pele sensível e isso é muito positivo.

Para completar a minha rotina de noite actual, encomendei recentemente um rolo de pedra jade para usar no rosto. Estou ansiosa por experimentar. Quem sabe o que é, e como usar?

Sem comentários:

Enviar um comentário